quarta-feira, 15 de abril de 2009

23/04/2008
The Man in Black
Meus caros!
Hoje minha singela homenagem vai para um pioneiro do Rock’n’Roll, por quem tenho enorme admiração.
Se estivesse vivo senhor Roy Kelton Orbison, nascido no Texas, estaria completando 72 anos. Infelizmente um ataque do coração silenciou a voz mais bonita do Rock em 1988, aos 54 anos.
O menino Roy, nascido em 36, ganhou sua primeira guitarra aos 6 anos, o que lhe permitiu ter sua primeira banda já aos 13, em 1949. Em 54 estava na universidade quando o amigo Pat Boone o convenceu a montar uma nova banda. Começou a tocar na noite, trabalhando de dia nos campos de petróleo, como o pai. Estas apresentações o levaram a fazer amizade com o lendário Johnny Cash, que o indicou para a Sun Records, em 56, que já contava com Elvis e Jerry Lee Lewis, além do próprio Cash em seu cast. Seu compacto de estréia, Ooby-Dooby, foi o início de uma carreira de grande sucesso.
Nos anos 60 Orbison se tornou tão importante a ponto de ter a admiração dos Beatles, que chegaram a abrir seu shows na Inglaterra, onde Roy conseguiu a proeza de ficar a frente dos próprios rapazes de Liverpool nas paradas de sucesso, como em 64, com 'Oh, Pretty Woman'.
Mas todo este sucesso não foi suficiente para aliviar a dor de duas tragédias pessoais. Em 66 sua esposa Claudette Frady, para quem Orbison havia escrito um de seus sucessos, faleceu ao cair da garupa de sua moto. Dois anos depois outro acidente terrível, enquanto excursionava pela Inglaterra, um incêndio destruiu sua casa, matando dois filhos de seus três filhos, um de 10 e outro de 4 anos. Roy que já era uma pessoa tímida e reservada, passou boa parte de sua vida de luto, razão pela qual, costuma-se dizer, vestia-se sempre de preto.
Nos anos 70, após novo casamento, sua carreira declinou e Orbison entrou em um período obscuro. Porém na década seguinte seus sucessos foram revisitados em novos lançamentos, homenagens e parcerias, que levaram a Voz de Ouro a brilhar como nunca.
Em 1988, pouco antes de sua morte, Roy foi convidado por George Harrison, o eterno guitarrista dos Beatles, a integrar um grupo de superastros (em minha opinião o maior de todos). O Traveling Wilburys contava ainda com ninguém menos que Bob Dylan, Tom Petty e Jeff Lynne, uma formação que só poderia produzir maravilhas. Conta-se que o respeitável Beatle teria literalmente ajoelhado-se aos pés de Orbison para que este aceitasse participar do grupo.
Tal respeito era comum em relação a Roy, Dylan dizia que ele transcendia todos os gêneros musicais. Já Elvis, o Rei do Rock’n’Roll dizia que The Big’O (apelido de Orbison) era o dono da voz mais bonita do Rock.
Roy se foi antes de ver o sucesso de sua velha canção alcançar novamente as paradas de sucesso ao entrar na trilha sonora do filme Pretty Woman (Uma Linda Mulher), em 1990. Este foi apenas um de diversos filmes com canções suas.
Apesar de todo o sucesso e respeito de seus pares Roy Orbison era um homem modesto, quando perguntado como queria ser lembrado, respondia; “Eu só gostaria de ser lembrado”.
Nós lembramos, Mestre! Nós lembramos...
http://royorbison.musiccitynetworks.com/

Roy Orbison no Johnny Cash Show, em 1969 - Crying
http://www.youtube.com/watch?v=CPK_5yJZScQ&feature=related

The Traveling Wilburys
Bob Dylan - Jeff Lynne - Tom Petty - George Harrison - Roy Orbison
postado às 21:08 por Rodrigo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário