terça-feira, 21 de abril de 2009

GRANDES NOMES DO seguidores do rock

RANDES NOMES DO "ROCK CABEÇA"

Vez por outra, alguém diz que fulano faz "música cabeça", e isso obviamente abrange o mundo do rock. Em geral, o tal "cabeça" é considerado inteligente por somar duas ou três frases sem falar algum palavrão ou derrapar na sintaxe.

Bobagem.

A seguir, faço uma lista de VERDADEIROS EXEMPLOS DO "ROCK CABEÇA". Vejam:

Lionel Nietzsche

lionel

Lionel Nietzsche foi um verdadeiro divisor de águas na música cabeça. Não apenas contestou a filosofia roqueira de seu tempo, como também resgatou os pré-socráticos, mas, principalmente, inseriu o "teclado guitarra" como nenhum outro o soube fazer. Além de ensaios polêmicos sobre o cristianismo, ele também se destacava pelo piano que sobe no meio do palco giratório. Embora tivesse hábitos solitários, chegou a participar do "USA For África".

* * *

Pink Freud

pink

A banda foi a grande criadora da Psicodelianálise no rock'n'roll. Suas músicas são chatas, absolutamente enfadonhas, mas não dá para negar o talento acadêmico e o pioneirismo - ora genial, ora maroto - dessas teses todas. Além do clássico "The Other Site of The Oedipus", há outras obras-primas, tais como "Another Brick in The Fallus". Seus shows são marcados por muitas luzes, pirotecnias, telões e discursos sobre a inveja peniana por parte da mulher, bem como a idéia de que a religião seja uma busca pelo pai, entre outras performances eletrizantes.

* * *

Darwin Gaye

darwin

Seus opositores diziam que ele sempre fez música para tocar em motéis evolucionistas de quinta categoria, mas a verdade é que Gaye escreveu seu nome na história após o lançamento desse disco aí de cima, cujo título, aqui no Brasill, ganhou apenas o nome de "A Origem das Espécies". Durante muitos anos a Igreja Católica proibiu a execução de suas músicas em atos religiosos, mas recentemente já liberou nas festas de casamento, principalmente quando noivo e noiva aparecem com aqueles óculos cafonas, paetês e outras coisas que se tornaram moda de uns tempos para cá.

* * *

Adam The Smiths

adam

A banda britânica, de raízes escocesas, fez sucesso mundial e se destacou por conta de suas letras. O cenário musical da época já era composto por vários outros ícones, mas nenhum outro soube, como "Adam The Smiths", a captar a essência natural das relações econômicas, bem como escrever letras tristes parameninas supostamente inteligentinhas. Até hoje, a banda tem seguidores que se dizem liberais, mas poucos são tão "liberais" quanto o vocalista.

* * *

Patricia Marx

patricia

Em princípio, as teses de Patrícia Marx se pareciam com as da banda "Adam The Smiths", mas a ruptura veio ainda quando ela fazia parte do "Trem Socialista da Alegria" (com Juninho Bill Engels e outros). Já em carreira solo, ela lançou vários sucessos que até hoje embalam as reuniões daqueles que são considerados "festivos de esquerda", ou algo assim.

* * *

Lenin Kravitz

lenin

Tudo aquilo que Patrícia Marx cantava de forma mais ou menos teórica o poderoso Lenin Kravitz teve a audácia de pôr em prática. O multiinstrumentista bolchevique cativava multidões com sua capacidade de oratória e também em razão do cabelo, do piercing e da habilidade em comer modelos famosas. Apesar de ter 1.61 (esticado, quase com cãimbra), é considerado até hoje como um gigante do rock comunista de resultados.

* * *

Erasmo Carlos de Rotterdam

erasmo

"O Elogio da Loucura Tremendona" talvez seja seu trabalho mais conhecido, mas Erasmo Carlos de Rotterdam contribuiu sobremaneira para a evolução da música cabeça. Digamos, em linhas gerais, que ele foi um dos principais nomes da transformação do medievalismo em modernismo filosófico e roqueiro. Nas Jovens Tardes de Domingo, que passara no Cantão da Basiléia, o Tremendão produziu obras que, na época, eram consideradas transgressoras. No final da carreira, porém, se dispôs a dissertações como "Dá um Close Nela", feita para seu amigo Roberto (não aquele com apenas uma, mas o que tinha três pernas, pelo menos na época).

* * *

Este texto foi baseado numa antiga brincadeira de meu irmão e parceiroAdaílton Persegonha. Era uma seção de seu antigo blog, o Leite de Pato, denominada "Graaaaaaaaandes", e nela ele fazia uma série de sacanagens com coincidências onomásticas, tudo sempre precedido por algum preâmbulo igualmente engraçado. Por exemplo: "Grandes Nomes do Folclore da Internet - Negrito do Pastoreio" ou "Grandes Antivírus da Teledramaturgia - Norton Nascimento". O texto é, portanto e também, uma forma de homenagear a seção "Graaaaaaaaandes" do Persega.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário